A BMR continua a reforçar a sua aposta no território italiano, demonstrando uma visão ambiciosa de inovação tecnológica e de produção interna, sem recorrer à externalização.
Em abril de 2024, a empresa concluiu um investimento estratégico de mais de 10 milhões de euros para a construção de uma nova unidade produtiva em Schio (VI). Esta nova estrutura, construída para responder às crescentes necessidades de produção, representa um avanço crucial para a BMR, que já operava na zona com uma fábrica dedicada à criação de máquinas para lapidação e tratamento superficial de placas cerâmicas, que se tornou hoje insuficiente para o novos objetivos da empresa.
O novo local abrange uma área total de 17 mil metros quadrados, sendo 7 mil metros quadrados ocupados pela moderna estrutura industrial. Destes, 6.000 são dedicados à produção e 1.000 aos escritórios, destinados a otimizar as operações. O armazém, vanguardista em todos os aspectos, está equipado com as tecnologias mais avançadas para gerir todo o ciclo produtivo, desde a concepção até à construção das máquinas BMR.
Foi dada uma forte aposta na eficiência energética e no conforto de trabalho : a estrutura está equipada com sistemas de aquecimento, refrigeração e extracção, com sistema fotovoltaico que reflecte o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. Outro aspecto significativo deste projecto foi o envolvimento de 50 empresas locais na construção do armazém, demonstrando a forte ligação da BMR com o território. Atualmente, a nova fábrica emprega mais de 30 trabalhadores locais e utiliza exclusivamente materiais italianos, com predileção pelos provenientes do distrito local.
A BMR, líder internacional há mais de meio século na concepção e construção de máquinas e tecnologias para o processo completo de fim de linha no sector cerâmico, reafirma assim as suas raízes em Itália, continuando a investir no país e a valorizar o local património industrial.
Paolo Mongardi, Presidente da BMR , afirma com determinação que o Grupo SACMI está determinado a manter o seu papel de excelência no Made in Italy, continuando com investimentos estratégicos e direcionados no setor e no nosso país. O CEO da BMR, Giovanni Lancieri , sublinha como as tecnologias BMR não só estão na vanguarda em termos de inovação digital, mas também são sinónimo de altíssima qualidade, graças à produção inteiramente italiana e aos controlos rigorosos, capazes de garantir um excelente desempenho em sistemas cerâmicos .