No distrito cerâmico italiano, a eficiência energética e a sustentabilidade continuam a ser temas centrais nas políticas de desenvolvimento do setor. Fugir às flutuações no custo do gás e responder à regulamentação europeia sobre a economia circular e a eficiência energética é agora um imperativo.
Neste contexto, o Grupo B&T representa um parceiro estratégico na criação de centrais eficientes e sustentáveis, caracterizadas por uma forte inovação tecnológica baseada na combinação de sistemas de recuperação de matérias-primas e na utilização de misturas hidrogénio/metano para a redução de emissões de CO2.
O objetivo da máxima sustentabilidade dos processos foi central no projeto recentemente criado para a Nuova Riwal Ceramiche (Grupo Casalgrande Padana). Para a sua fábrica de Roteglia (RE), a cerâmica encomendou ao Gruppo B&T uma linha completa de produção de superfícies de grés porcelânico, para a qual foram fornecidos sistemas de prensagem, secagem, queima, acabamento e armazenamento automático de última geração.
A conformação do produto é confiada a uma SUPERA® Rapida, tecnologia de prensagem em esteira e sem molde que se destaca pela alta velocidade e que, na versão de 18.000 toneladas, produz formatos de 60×60 cm a 120×240 cm com espessuras até 20 mm. Também pensada para formatos tradicionais, esta linha permite obter resultados únicos tanto em termos de consumo como de redução de custos e de elevado desempenho. Pensando nisso, a Nuova Riwal Ceramiche equipou a SUPERA® Rapida com o sistema patenteado Start&Stop®, a unidade hidráulica com bombas que podem ser moduladas em função do ciclo de prensagem, para garantir um consumo mínimo de energia elétrica com uma economia de energia de 50% em relação a prensas tradicionais.
SUPERA® Rapida utiliza uma almofada superior revestida de resina altamente dura, facilmente armazenável e com um sistema de contenção perimetral patenteado. O procedimento permite que o produto não seja aparado após a prensagem, obtendo um desperdício mínimo que corresponde a apenas 1-2% do peso da chapa, que por sua vez é totalmente reciclada no processo. Através do corte bruto Green Cut desenvolvido pela Ancora (empresa do grupo especializada em tecnologias de acabamento), o SUPERA® Rapida garante a máxima flexibilidade e versatilidade em termos de formato e espessura do produto, eliminando completamente o desperdício de matéria-prima.
A jusante da prensa, o Gruppo B&T forneceu um secador horizontal de 7 níveis, enquanto o departamento de queima foi equipado com um forno de rolos de camada única Titanium®H2. Projetado com sistema de combustão de mistura de hidrogênio/metano de até 30% em volume, o forno permite de imediato uma redução significativa nas emissões de CO2.
Localizada na saída do forno está a linha de esquadria seca TORNADO desenvolvida pela Ancora. Esta tecnologia também permite uma eficiência significativa dos processos, reduzindo significativamente os custos de gestão. Na verdade, possui uma produtividade de até 20 mil m2/dia e automação total graças ao novo sistema laser que mede o processo de remoção em tempo real e se autorregula continuamente.