A tecnologia de esquadria de ladrilhos secos se expandiu principalmente para o segmento de médio-grande formato, deixando de lado os pequenos formatos . Ao longo do tempo, muitos produtores de ladrilhos de pequeno e médio formato têm solicitado soluções específicas para as suas necessidades, questão a que a Maincer tem respondido desenvolvendo uma série de esquadrias a seco concebidas especificamente para estes produtos e considerando as particularidades do seu processamento.
A empresa espanhola também se destaca há mais de uma década por ter integrado a automação e a digitalização nas suas tecnologias. Com o advento da Indústria 4.0, instalou sensores nas máquinas para coletar dados em tempo real e baixá-los em sistemas SCADA para monitoramento e análise. Além disso, tem investido na automação por meio de robôs e linhas de produção automatizadas, capazes de trabalhar de forma sincronizada e sem presença humana . Também desenvolveu software para facilitar a manutenção preditiva, antecipando falhas e melhorando a eficiência e a produtividade. Estas implementações melhoram a eficiência e a produtividade e reduzem custos e tempos de inatividade através de indicadores de manutenção preditiva.
A sustentabilidade é outra prioridade da Maincer, que equipa as suas máquinas com componentes de elevada eficiência energética, como inversores e motores IE2 e IE3. A empresa colabora com a Schneider Electric para utilizar sistemas de monitorização avançados como o EcoStruxure® Machine Advisor, que permitem, graças à manutenção preditiva, poupanças de até 30% no consumo de energia . As esquadrejadeiras destinadas tanto à cerâmica plana como estrutural estão equipadas com inversores que gerenciam de forma otimizada a velocidade dos motores, evitando picos de corrente e reduzindo o desgaste.
A Maincer participa do projeto Life EggShellence, que utiliza cascas de ovo como matéria-prima secundária na produção de telhas e que recebeu o prêmio “go!SDG” pelo seu compromisso com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Entre os projetos em estudo, um diz respeito ao setor de blocos de tijolo, em colaboração com uma importante empresa fabricante: envolve o desenvolvimento de uma máquina para unificação de calibres em blocos termoargilosos que processa automaticamente os dois lados do bloco, garantindo uniformidade e reduzindo o necessidade de grandes juntas de argamassa . Isso irá acelerar o processo de construção e reduzir os custos de materiais.