Coesia publica Relatório de Sustentabilidade 2023

A gestão ética do Grupo Coesia foi atualizada em 2024

O Relatório de Sustentabilidade Coesia 2023 reafirma o compromisso com a sustentabilidade assumido pelo Grupo, adotando um novo formato ESG (Ambiente, Social, Governança) antes da aplicação formal da nova Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da UE.

O Relatório fornece uma descrição transparente das principais medidas tomadas pela Coesia, incluindo a participação no Pacto Global da ONU (UNGC) e na iniciativa Science-Based Target (SBTi). Estas etapas destacam o quão profundamente a Coesia partilha princípios fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a atenção à qualidade do trabalho, a proteção do ambiente e a luta contra a corrupção.

Ambiente. A Coesia continuou a investir na redução do impacto ecológico das atividades do Grupo, com projetos que facilitam a descarbonização, a instalação de centrais fotovoltaicas e o desenvolvimento de tecnologias cujas soluções de baixo impacto ajudam os clientes a fazer uma transição sustentável. Estes esforços permitiram cobrir 60% das necessidades de eletricidade do Grupo a partir de fontes renováveis, diminuindo assim o impacto ambiental e promovendo um modelo energético mais sustentável.

Social. A Coesia reforçou ainda mais o apoio às comunidades locais e ao bem-estar dos colaboradores ao abrir o Centro Médico Coesia em 2023. Esta instalação, dedicada à saúde e segurança dos trabalhadores e viajantes locais, presta cuidados de saúde e serviços complementares de prevenção.

Governança. A gestão ética do Grupo Coesia foi atualizada em 2024, com renovação do Código de Ética, Código de Conduta de Fornecedores atualizado e Procedimento Global de Denúncia. Esta abordagem cada vez mais centrada nos funcionários, nos clientes e na comunidade para o desenvolvimento responsável e a sustentabilidade abrange todos os aspectos das atividades do Grupo.

A Medalha de Prata atribuída pela EcoVadis reconhece o nível de maturidade alcançado pela Coesia, atestando não só o desenvolvimento responsável de um modelo de negócio mais sustentável e circular, mas também as avançadas práticas sociais e de governança adotadas pelo Grupo.