O Brazil Ceramic Tiles Experience (BCTE), promovido pela ANFACER e patrocinado pela Apex-Brasil, acontece este ano em Miami de 7 a 10 de outubro. O objetivo é realizar negócios entre os associados da entidade e as empresas americanas, além de apresentar todo o potencial e versatilidade da indústria cerâmica nacional
Uma série de atividades marca a 7° edição do Brazil Ceramic Tiles Experience (BCTE), que acontece em quatro dias com ações que incluem reuniões exclusivas de negócios, exposição de coleções de cerâmica e muita inovação.
A edição 2019 acontece de 7 a 10 de outubro, no The Diplomat Beach Resort, em Miami, e será dividida em dois eventos, um voltado para os especificadores do mercado norte americano, e outro voltado para os revendedores, distribuidores, lojistas, atacadistas dos EUA, Canadá, América Central e Caribe.
Serão 24 empresas brasileiras, 20 participando do BCTE I e 4 do BCTE II, que irão apresentar os seus produtos nessa missão internacional. “O evento busca aumentar a exportação e networking com importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas com possibilidades reais de negócios. O evento é dirigido para os altos executivos e empresários das empresas brasileiras no segmento cerâmico”, afirma Maurício Borges, CEO da ANFACER.
Desenvolvido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o BCTE representa a maneira mais eficaz e direta de levar os produtos nacionais ao mercado americano.
A decisão de realizar o evento nos EUA foi decorrente de todas as projeções de indicadores econômicos dos Estados Unidos, com base em análise da Associated Builders and Contractors (Associação de Empreiteiros e Construtores), assinada pelo economista-chefe Anirban Basu, apontam que a construção civil do país vai bater recorde de produção em 2019, um bom sinal para as exportações de produtos brasileiros.
Outro sinal positivo para o setor é a taxa de desemprego do segmento americano, que já é histórica, superando o menor nível registrado em 1969 (3,7%). Cinquenta anos depois, o índice de desemprego da construção civil norte-americana está em 3,6%, segundo dados preliminares de janeiro de 2019. Porém, as projeções são de que fique abaixo de 3% ao longo do ano. Além disso, em 2018, o mercado da Republica Dominicana (23%) seguido pelos Estados Unidos (15%) foram os principais destinos dos negócios internacionais do setor cerâmico brasileiro.
Em 2017, o mercado americano foi o primeiro destino das exportações brasileiras, representando 20,6% dos negócios do segmento. Por outro lado, o Brasil figurava como o sexto maior exportador para os EUA, representando apenas 5% das importações americanas. Dados do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços apontam que as exportações brasileiras de pisos e revestimentos cerâmicos em 2018 atingiram 1.484.746 toneladas. O número representa uma alta de 9,4% na comparação com o ano anterior.
Segundo dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América do Norte, em 2017, o consumo de revestimentos cerâmicos nos EUA foi de 283 milhões de metros quadrados. O aumento é de 5,1% em relação a 2016 e o quarto maior total de todos os tempos. Em 2017, os EUA importaram 195 milhões de metros quadrados de cerâmica, um aumento de 5,6% em relação a 2016. As importações representaram 69% do consumo de azulejos nos EUA em 2017.
Serviço:
BCTE 2019
Local: The Diplomat Beach Resort
3555 South Ocean Drive, Hollywood, Florida, 33019, USA
Data: 7 a 10 de outubro
Horário: das 6h às 22h
Contato: Tamara Lançoni (Relações Internacionais)
Phone: +55 11 3192 0600
E-mail: tamara@anfacer.org.br