A indústria cerâmica está avançando rapidamente em
direção à digitalização completa de suas linhas de produção e está adotando
cada vez mais uma visão verdadeiramente global. Esses foram os principais
aspectos que surgiram durante, o Fórum Internacional de Negócios, organizado em
Modena nos dias 11 e 12 de novembro pelo Acimac e pelo Italian Exhibition Group
– Tecnargilla.
O evento contou com a presença de mais de 500
profissionais e abrangeu duas áreas temáticas principais: cenários e
perspectivas para a indústria cerâmica nos principais mercados internacionais e
a evolução das fábricas na era da digitalização. As palestras com cerca de
quarenta palestrantes italianos e internacionais contribuíram para a difusão de
conhecimentos técnicos e gerenciais, mantendo uma abordagem sistêmica e a visão
da cadeia de suprimentos em cerâmica.
Após uma análise do estado dos mercados realizada
pelo Departamento de Pesquisa Acimac, foram realizadas palestras por
representantes de empresas e associações comerciais de todo o mundo. Os
principais oradores foram Joseph Lundgren (JLConsulting, EUA), Ye Yongkai (Nova
Pérola Cerâmica), Prem Narayan Trivedi (Conselho Indiano de Azulejos e
Sanitários), Shakti Mohanty (África Ocidental Cerâmica, Nigéria), Mohammad
Roshanfekr (Sindicato dos Produtores de Cerâmica Iranianos) ), Ilter Yurtbay (Associação
de Fabricantes de Azulejos Turcos Serkap), Christophe Callon (Saint Gobain
Building Distribution). A indústria italiana foi representada por Giovanni
Savorani (Confindustria Cerêmica), Paolo Sassi (Acimac) e Claudio Casolari
(Ceramicolor).
O impacto das tarifas comerciais dos EUA na
participação de mercado chinesa, a concorrência do piso de vinil, o rápido
ritmo de desenvolvimento na África e o crescimento impetuoso da Ásia foram
outras áreas de discussão que sublinharam a natureza global da indústria
cerâmica junto com as poderosas interconexões que existem entre tendências e
produção macroeconômicas.
Palestras interessantes sobre o tema da
digitalização foram dadas por representantes do Ministério Italiano de
Desenvolvimento Econômico e Confindustria, juntamente com Maurizio Brioschi
(Cefriel) e Luciano Sottile (Goglio), enquanto Franco Stefani fez uma
intervenção muito apreciada ao vivo de Xangai. O público demonstrou grande
interesse nas sessões de foco tecnológico, onde fornecedores e produtores de
cerâmica expressaram sua crença unânime de que agora é essencial continuar no
caminho para concluir a digitalização e a indústrial 4.0, uma meta que deve ser
alcançada no menor tempo possível e exigirá muito trabalho e comprometimento de
todos os participantes da cadeia de suprimentos.
Tópicos incluindo digitalização de empresas de
cerâmica, armazéns e decoração digital de superfícies de cerâmica foram
discutidos pelas principais empresas fornecedoras (System Ceramics, Sacmi, BMR,
LB, Metco, Sicer, Proteo, Plannet, Toyota Material Handling, Intermac / Movetro
e Weflex) e pelos próprios produtores de azulejos (Florim, Ceramiche Mariner,
Del Conca, Labocer, Casalgrande Padana, ABK, Italgraniti e Kerbell).