O futuro da cerâmica é global e totalmente digital

A indústria cerâmica está avançando rapidamente em direção à digitalização completa de suas linhas de produção e está adotando cada vez mais uma visão verdadeiramente global. Esses foram os principais aspectos que surgiram durante, o Fórum Internacional de Negócios, organizado em Modena nos dias 11 e 12 de novembro pelo Acimac e pelo Italian Exhibition Group – Tecnargilla.
O evento contou com a presença de mais de 500 profissionais e abrangeu duas áreas temáticas principais: cenários e perspectivas para a indústria cerâmica nos principais mercados internacionais e a evolução das fábricas na era da digitalização. As palestras com cerca de quarenta palestrantes italianos e internacionais contribuíram para a difusão de conhecimentos técnicos e gerenciais, mantendo uma abordagem sistêmica e a visão da cadeia de suprimentos em cerâmica.

Após uma análise do estado dos mercados realizada pelo Departamento de Pesquisa Acimac, foram realizadas palestras por representantes de empresas e associações comerciais de todo o mundo. Os principais oradores foram Joseph Lundgren (JLConsulting, EUA), Ye Yongkai (Nova Pérola Cerâmica), Prem Narayan Trivedi (Conselho Indiano de Azulejos e Sanitários), Shakti Mohanty (África Ocidental Cerâmica, Nigéria), Mohammad Roshanfekr (Sindicato dos Produtores de Cerâmica Iranianos) ), Ilter Yurtbay (Associação de Fabricantes de Azulejos Turcos Serkap), Christophe Callon (Saint Gobain Building Distribution). A indústria italiana foi representada por Giovanni Savorani (Confindustria Cerêmica), Paolo Sassi (Acimac) e Claudio Casolari (Ceramicolor).

O impacto das tarifas comerciais dos EUA na participação de mercado chinesa, a concorrência do piso de vinil, o rápido ritmo de desenvolvimento na África e o crescimento impetuoso da Ásia foram outras áreas de discussão que sublinharam a natureza global da indústria cerâmica junto com as poderosas interconexões que existem entre tendências e produção macroeconômicas.

Palestras interessantes sobre o tema da digitalização foram dadas por representantes do Ministério Italiano de Desenvolvimento Econômico e Confindustria, juntamente com Maurizio Brioschi (Cefriel) e Luciano Sottile (Goglio), enquanto Franco Stefani fez uma intervenção muito apreciada ao vivo de Xangai. O público demonstrou grande interesse nas sessões de foco tecnológico, onde fornecedores e produtores de cerâmica expressaram sua crença unânime de que agora é essencial continuar no caminho para concluir a digitalização e a indústrial 4.0, uma meta que deve ser alcançada no menor tempo possível e exigirá muito trabalho e comprometimento de todos os participantes da cadeia de suprimentos.

Tópicos incluindo digitalização de empresas de cerâmica, armazéns e decoração digital de superfícies de cerâmica foram discutidos pelas principais empresas fornecedoras (System Ceramics, Sacmi, BMR, LB, Metco, Sicer, Proteo, Plannet, Toyota Material Handling, Intermac / Movetro e Weflex) e pelos próprios produtores de azulejos (Florim, Ceramiche Mariner, Del Conca, Labocer, Casalgrande Padana, ABK, Italgraniti e Kerbell).