Associações do setor mineral participam de reunião com ministro Bento sobre ações de enfrentamento ao Covid-19

Frente à pandemia do coronavírus no Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) tem trabalhado ainda mais para coordenar e acompanhar as medidas adotadas para as contínuas atividades dos setores de energia e mineração. O ministro Bento Albuquerque tem feito, desde sexta-feira (3), reuniões com esses setores, como a última realizada nesta semana com as associações de geologia e mineração. 

Ao todo, foram mais de 50 participantes representando cerca de 32 associações que puderam conhecer as ações que vêm sendo adotadas pelo MME. Entre elas, destaca-se a criação de Comitês Setoriais com objetivo de centralizar na própria Pasta os pleitos e as atuações de enfrentamento ao coronavírus de forma sistematizada. As medidas podem ser conferidas nesta apresentação.

O ministro Bento Albuquerque disse que o encontro, apesar de ter um tema excepcional, faz parte do contínuo diálogo e da transparência com o setor produtivo, pontos basilares de sua gestão no MME, e complementou: “a mineração é um setor vital para o Brasil, que é um País privilegiado pela quantidade de minerais que fazem parte do nosso patrimônio. Não sabemos quando esse período vai acabar, mas tenho certeza que a mineração é essencial”.

Medidas de seguranças operacionais para prevenção do coronavírus e planos de contenção foram elencados pelos representantes das associações como práticas já adotadas. Alguns destacaram que têm ajudado também na contribuição social, com fabricação de máscaras e filtros respiradores. Os prazos nos contratos e redução da demanda e da produção foram citados como pontos de preocupação.