Presidente da Confindustria Cerâmica Italiana Giovanni Savorani fez uma declaração neste mês de jnho preocupante para setor cerâmico italiano. “”Nosso setor perdeu mais de 350 milhões de euros em faturamento em dois meses. Os empregos não são defendidos por decreto, são necessários investimentos, simplificações burocráticas e apoio direto às empresas para impulsionar a economia e o emprego “, citou Savorani, que confirmado por unanimidade à presidência da Confindustria Cerâmica pelo período de dois anos 2020-2021 pela Assembleia Geral Ordinária de 9 de junho.
Sobre o futuro Savorani disse que qualquer previsão é muito difícil de ser feita. “Fazer previsões para o ano atual é praticamente impossível, porque hoje o mercado doméstico está parado e porque a pandemia, que se desenvolve de forma rápida e assíncrona em quase todos os mercados estrangeiros, torna impossível estimar seus efeitos sobre nossas exportações. O que é certo é que a isenção fiscal para as medidas de eficiência energética previstas, e das quais aguardamos entender as áreas de aplicação, pode representar uma importante recuperação do setor de construção e, portanto, em alavancar nosso setor “, destacou.
Estatísticas
Durante a reunião anual Confindustria, foram apresentados os resultados da 40ª Pesquisa Estatística Anual sobre a indústria cerâmica italiana. Em 2019, o volume de negócios global permaneceu substancialmente estável em comparação com o ano anterior em valor (-0,7%), em 6,5 bilhões de euros, dos quais 4,8 bilhões de exportações.Sendo ainda que 80% do faturamento total é gerado pela indústria de pisos e revestimentos que compreende 135 empresas, 224 plantas e 19.318 funcionários (274 a menos que em 2018). No final de 2019, a produção de caiu 3,56%, para 400,7 milhões de m² , em linha com o total de vendas (406,9 milhões de m², -0,78%).
Já as vendas no mercado nacional italiano foram praticamente estáveis (83,5 milhões de m2, + 1,3%), o que gerou um valor de 832 milhões de euros; as exportações diminuíram ligeiramente , caindo para 323,4 milhões de m2 (-1,3%), para um valor de 4,5 bilhões de euros (-0,83%), equivalente a 84% do faturamento total do setor , que se manteve em linha com os níveis de 2018 em € 5,34 bilhões (-0,73%).
No entanto, neste ano, as 279 empresas italianas de cerâmica – incluindo produtoras de azulejos, louças sanitárias, louças, materiais refratários e tijolos – estão agora trabalhando com 50% de sua capacidade de produção.