Cresce a confiança dos empresários no setor industrial catarinense

A pandemia do coronavírus trouxe prejuízos significativos para a indústria catarinense. Muitos setores tiveram que demitir funcionários em função da retração no volume de obras e serviços, porém, nas últimas semanas, algumas atividades industriais começaram a esboçar reação e estão passando por um processo de recuperação. 

Na visão do vice-presidente da FIESC, para o Alto Uruguai Catarinense, Álvaro Luis de Mendonça, isso se deve à grande capacidade dos empresários da indústria de superarem os obstáculos, enfrentando as adversidades com planejamento. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Valmir Patzlaff, afirma que a construção civil não sentiu as dificuldades impostas pela pandemia. 

Conforme ele, os empresários do setor aumentaram bastante o estoque de obras e estão contratando novos funcionários para atender às demandas. Há, no entanto, uma certa preocupação para 2021 para quem trabalha com obras públicas devido a um processo de sazonalidade que normalmente ocorre após as eleições. O setor da confecção têxtil também passa por esse período de recuperação.

O vice-presidente da FIESC comenta que poucos setores ainda apresentam dificuldades. “Tá tendo uma recuperação muito boa. Mesmo com todo esse problema da pandemia, tem melhorando o nível industrial. Um ou outro setor bem localizado que ainda tem dificuldade. A gente viu dados da demanda de energia e gás, e tá subindo vertiginosamente, e isso é um sinal de recuperação”.