Como esperado, os números de vendas das fábricas espanholas de tintas cerâmicas em junho marcaram uma primeira recuperação importante em comparação com os resultados muito negativos de abril e maio. Segundo a associação comercial ANFFECC, o volume de negócios diminuiu 24,4% em relação a junho de 2019 , recuperando cerca de 20 pontos percentuais em comparação aos -40% registrados nos dois meses anteriores .
As exportações desaceleraram ainda mais, perdendo 29,5% em junho de 2019 (-43% em maio e -37% em abril), enquanto as vendas no mercado espanhol recuperaram até 30 pontos em um mês, fechando em -11,3 % em junho de 2019 (-40% em maio).
Para as fábricas de tintas espanholas, o primeiro semestre do ano encerrou com uma queda de 16,8% em relação ao mesmo período de 2019.
Enquanto a situação está normalizando na Europa, o mesmo não pode ser dito para outros mercados tradicionais de esmalte espanhol, como Índia, Egito ou Brasil. A ANFFECC destaca como a produção mundial de telhas caiu consideravelmente nos últimos meses, uma vez que em muitos países a pandemia ainda está retendo a atividade de construção e o comércio de cerâmica, com um efeito dominó em toda a cadeia de suprimentos.