As exportações de azulejos turcos estão crescendo

A indústria turca de revestimentos cerâmicos fechou 2019 com um forte impacto nas vendas internas (184 milhões de m2, -21,7% em 2018) que obrigou a reduzir a produção nacional em cerca de 40 milhões de m2 (296 milhões de m2, – 11,6% em 2018). Pelo contrário, as exportações continuaram a sua marcha ininterrupta desde 2016, marcando o novo recorde dos últimos 20 anos: 116 milhões de metros quadrados, + 15% em 2018, por um valor de 664,7 milhões de dólares (+ 10,9%), gerado em 160 países em todo o mundo.

Se a pandemia de coronavírus não tivesse estourado nesta ano muito provavelmente a taxa de crescimento das exportações em 2020 teria sido muito maior, de acordo com os resultados alcançados nos dois primeiros meses do ano: + 31% em volume e + 27,6% em valor (113,5 milhões de dólares) nos primeiros dois meses de 2019, com um expressivo + 136,5% das vendas em valor nos EUA e um excelente + 30% na Alemanha.

A Turquia, 3º maior exportador europeu de ladrilhos e agora 5º do mundo, também parece ter superado bem a fase mais aguda da pandemia, limitando os danos causados ​​pela queda do consumo e do comércio internacional. Para os produtores de ladrilhos turcos, o primeiro semestre de 2020 fechou com um aumento nas exportações em valor de 9,3% para 344 milhões de dólares.

No ano passado, os Estados Unidos se tornaram o primeiro mercado externo do setor com receitas de 93,4 milhões de dólares (+ 48,5% sobre 2018). Os EUA respondem por 14,1% do total das exportações de ladrilhos da Turquia (em comparação com 10,5% em 2018) e a participação da Turquia nas importações totais de ladrilhos dos EUA aumentou de 4,7% para 6%.