A empresa italiana Mirage, de Pavullo (Modena), reconhecida por sua cerâmica de alta qualidade, reforça seu compromisso com a sustentabilidade por meio de um projeto inovador de reciclagem de embalagens. Em parceria com a Aliplast, integrante do Grupo Hera, a Mirage desenvolveu um processo circular para a recuperação de filmes plásticos usados em suas embalagens de revestimentos cerâmicos.O projeto, operando em um modelo de “circuito fechado”, envolve a coleta e tratamento dos resíduos plásticos diretamente nas fábricas da Mirage.
O material é encaminhado para o hub da Aliplast, onde é transformado em novos filmes plásticos que retornam ao ciclo produtivo da cerâmica. Essa estratégia visa reduzir o impacto ambiental ao reaproveitar resíduos que, de outra forma, seriam descartados.
A Aliplast, que domina cerca de 67% do mercado italiano de recuperação e regeneração de plásticos, atua com base na metodologia LCA (Avaliação do Ciclo de Vida), avaliando a pegada ambiental de seus produtos e monitorando suas emissões de gases de efeito estufa. Em 2022, a empresa evitou a emissão de aproximadamente 170 mil toneladas de CO2, equivalente ao impacto de 100 mil carros a gasolina.
A parceria com a Mirage já resultou na entrega de mais de 500 toneladas anuais de filme retrátil, contendo mais de 80% de material reciclado. Esse esforço conjunto contribui para evitar o envio de resíduos a aterros e promove uma economia circular, com um impacto positivo significativo no meio ambiente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa em cerca de 1.200 toneladas ao ano.